25 Jul
25Jul

O que é microfone condensador e em quais situações usá-lo?

Um microfone condensador é um dos dispositivos de captação de áudio mais sensíveis e com maio definição de som do mercado atualmente.Esse tipo de microfone se destaca pela maneira como registra o áudio que recebe. Para funcionar, ele exige alguma conexão com energia elétrica, normalmente pela phantom power (também chamado de +48V), uma corrente elétrica que está disponível em mesa de som ou placas de áudio externas.Ao ligar, o microfone acumula a energia elétrica em duas pequenas placas dentro dele: o diafragma, que fica na frente, e uma segunda placa de metal, que fica logo atrás da primeira. Quando as ondas de som atingem o diafragma do microfone, ele vibra e converte a sua capacitância (que é a energia acumulada) em um sinal de áudio enviado para a mesa. Na prática, esse funcionamento faz com que o microfone condensador capte um som mais fiel ao original, com mais detalhes e qualidade do que outros tipos de captadores. Por causa disso, ele é usado em estúdios e situações em que é primordial que a qualidade do som seja de alto nível, como uma rádio ou gravação de podcasts. Além disso, como exige energia elétrica, ele só pode ser usado onde haja uma mesa de som ou placa de áudio externa, como em um estúdio ou em outro tipo de ambiente controlado.

Quais os cuidados necessários com um microfone condensador?

Pela maneira como funciona, o microfone condensador exige certos tipos de cuidados especiais. Se você planeja usar um desses, precisa ter isso em mente para se preparar adequadamente antes de comprar o aparelho. Confira.

Energia elétrica

Como dito, o microfone condensador exige a phantom power para funcionar. Isso significa que você precisa de uma mesa de som ou placa de áudio externa para usar o aparelho.

Proteção adequada

O microfone condensador é muito sensível e quebra facilmente se for derrubado ou sofrer algumas pancadas (mesmo que leves). Por isso, opte por usar o aparelho com um cachimbo tipo shock mount (com amortecedores de elástico), para protegê-lo desses danos.

Cabo de qualidade

Como o condensador exige um bom fluxo de energia (tanto para alimentá-lo como para enviar o sinal do áudio para a mesa de som), você precisará de cabos de qualidade. Se usar acessórios fajutos, correrá o risco de levar corrente elétrica em excesso para o microfone ou perder qualidade da gravação.

Conector de qualidade

Da mesma forma que os cabos do microfone condensador precisam ser de qualidade, os conectores também precisam ser de boas marcas, para garantir a segurança do seu aparelho.

Quais as vantagens de usar um microfone condensador?

Apesar de exigir uma série de cuidados especiais, o microfone condensador compensa pela sua alta qualidade do áudio gerado na sua gravação. Em comparação com o microfone dinâmico, por exemplo, o condensador produz um arquivo de áudio mais limpo, mais nítido e mais fiel ao som original. Para certos tipos de gravações (como de voz e locuções), ele entrega um resultado bem mais eficaz. É claro que não existe um “microfone melhor”, já que cada tipo de equipamento serve para uma função específica. Mas o condensador é ideal para ambientes controlados e estáveis, onde é necessário ter uma captação nítida e clara do som, como uma rádio. 


Fonte: https://blog.bycast.com.br/streaming/o-que-e-microfone-condensador-entenda-aqui/

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.