Preparado pela equipe da Maxcast aqui você aprender mais sobre web rádio.


1. Comece a planejar um cronograma para a sua rádio

O primeiro passo para produzir a grade da sua web rádio é criar um cronograma. Com ele, você terá uma melhor noção de quantos programas poderá fazer (sem que a programação fique massiva) e quais serão os blocos musicais. Isso traz, além de outros benefícios, pontualidade para a sua rádio web. 

Coloque em um papel ou planilha quais os melhores dias e horários para a veiculação de seus programas. Estude e escolha os momentos em que a sua rádio adquire um grande número de pessoas online, para ter uma grande audiência.

Depois, defina uma periodicidade para os programetes curtos que falam sobre temas pontuais, como notícias, previsão do tempo ou avisos e propagandas. 


2. Defina o seu público de interesse

Com o rascunho para o cronograma da sua web rádio pronto, vamos definir quem serão as pessoas que acompanharão o resultado do seu trabalho: o seu publico. 

É ele quem ditará qual caminho sua rádio web deve seguir para manter os ouvintes fiéis e atrair novas pessoas. 

E para fazer isso, nada melhor do que a própria audiência para esclarecer essa dúvida, certo? Uma ótima forma de conhecer o seu público é fazendo questionários. Disponibilize algum conteúdo extra — como um e-book ou programete especial — e peça para que os interessados respondam algumas perguntas sobre idade, local onde vivem, quais assuntos os interessam mais etc. 

Com esses dados, ficará mais fácil entender quem são as pessoas que consomem o seu conteúdo, sendo possível, até mesmo, construir uma persona para facilitar a modelagem da sua programação. 


3. Escolha a linguagem adequada

Depois de definido quem é a sua audiência, você deverá descobrir qual será a linguagem que se adaptará tanto aos seus ouvintes quanto a sua programação, e é aí que os dados coletados no tópico anterior começam a entrar em cena.Caso o seu público seja mais jovem, você poderá ter uma linguagem mais descontraída, podendo usar até mesmo algumas poucas gírias para que seus ouvintes se sintam familiarizados com você e seu conteúdo.Já para uma audiência mais velha, a comunicação deverá ser mais formal, sem a utilização de gírias ou estrangeirismos, para que assim eles consigam entender corretamente as informações passadas por você.Outros dados como localidade, escolaridade ou profissão também podem indicar certas particularidades que vão definir a sua fala.Porém, não se deve esquecer que uma rádio sempre deverá ser clara e direta ao transmitir informações, não importando qual tipo de conteúdo e linguagem serão adotados. 


4. Entenda qual é o tipo de conteúdo adequado para o seu público

Conhecendo o perfil dos seus ouvintes e qual tipo de linguagem será adotado, é hora de, finalmente, entender quais os tipos de conteúdo serão bem-aceitos na sua web rádio. E, para isso, serão os próprios ouvintes que vão dizer o que querem acompanhar.Por isso, é importante interagir nas redes sociais ou até mesmo nas próprias transmissões, perguntando quais tipos de programas eles gostam mais e querem ouvir com maior frequência, além de qual o melhor horário para acompanhar.No começo, é importante arriscar e tentar formatos de conteúdo diferentes, em horários alternados, analisando posteriormente as métricas do site ou player para entender melhor as preferências da sua audiência.Não tenha medo de ver números negativos ou críticas dos seus ouvintes nessa fase, pois quando você, finalmente, definir uma grade de programação personalizada e eficiente, será possível colher bons frutos de todo o esforço. 


5. Veja o que seus concorrentes estão fazendo

Como diria Teilhad de Chardin “nenhum homem é uma ilha”. É necessário saber o que os seus concorrentes e outros radialistas estão fazendo e quais as suas estratégias para crescer.Você poderá procurar inspirações para novos programas ou renovar aquele quadro da sua rádio web que está acumulando teias — mas, nada de copiar conteúdo ou programas das outras rádios, hein?Proponha a criação de programas em conjunto ou faça entrevistas e participações com outros radialistas que abordam os mesmos temas que o seu projeto, assim vocês vão fortalecer a comunidade, e um novo público em potencial terá a oportunidade de conhecer a sua web rádio. 


6. Comece tudo de novo

Não se preocupe, você não jogará fora a sua programação e começará do zero todos os meses.Nesse passo, você precisa continuar entendendo e se comunicando com a sua audiência, sempre analisando métricas, dados e feedbacks que os próprios ouvintes lhe darão. Muitas vezes, um programa pode ficar enjoativo ou não ser mais relevante, ou o seu público poderá sofrer mudanças, como ficarem mais velhos e começarem a se interessar por outros assuntos, por exemplo.Esteja pronto para mudar e inovar, mas sempre atendendo aos pedidos dos seus ouvintes

Assim você se sobressairá em relação à concorrência, além de fazer com que as pessoas se sintam mais conectadas com o seu projeto, aumentando suas taxas de participação e atraindo novos visitantes por conta da boa fama da sua web rádio.Seguindo esses passos para produzir ou renovar a grade de programação da sua rádio web, você conseguirá conhecer, entender e estreitar laços com a sua audiência, fazendo um conteúdo de qualidade e que vai agradá-la, além da possibilidade de atrair novos ouvintes usando o seu próprio conteúdo como forma de marketing. 


Gostou do texto? Então conheça mais sobre web rádio aqui em nosso site, podemos montar sua rádio como desejar com a plataforma da Maxcast.


Fonte: Maxcast

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