Fidelização de ouvintes para pequenas rádios


21 Aug
21Aug

ENTENDA OS DESAFIOS DA FIDELIZAÇÃO DE OUVINTES

As transmissoras precisam se dedicar a alcançar a fidelização, mesmo com essa diferença de preferências. É verdade que esta não é uma missão simples e que desafios serão encontrados no caminho, principalmente no início do planejamento estratégico.

Contudo, ao conhecer os pontos que auxiliam no processo, sua rádio já se coloca em uma posição favorecida.

PRIORIZE O NECESSÁRIO

Procure incutir nos comunicadores a mentalidade de sempre passar somente as informações necessárias, sem enrolar.

Atualmente, menos é mais. Falar com objetividade e direto ao ponto demonstra que sua rádio se importa com o tempo do ouvinte.

FOQUE NO INTERESSE DO OUVINTE

Faça a você mesmo perguntas como “esse assunto é interessante para o meu ouvinte?” e mantenha essa premissa para evitar comentários irrelevantes.

Quanto mais focada nas preferências das pessoas sua rádio for, maiores as chances de obter ouvintes fiéis.

PRIORIZE A NATURALIDADE

Vozes forçadas, por mais talentosos que sejam os radialistas, podem cansar as pessoas depois de um certo tempo. O público tende a se identificar mais com a naturalidade passada pelos integrantes das emissoras.

SAIBA COM QUEM ESTÁ FALANDO

É muito importante que você conheça seu público-alvo para que traga sempre informações relevantes e músicas que o interessem. Para isso, invista em uma pesquisa que revele a você essa informação. Com isso, você saberá se deve falar de política, esporte, economia, entretenimento, entre outros. Fora isso, também saberá quais horários são mais oportunos para esses assuntos.

BUSQUE INTERAÇÃO

Convide seu público a sugerir músicas, envolver-se em conversas/debates, mandar perguntas para um entrevistado, etc. Quando se sentem participativos, seus ouvintes se envolvem de maneira voluntária e se identificam com os propósitos e o posicionamento da sua rádio.

FAÇA PROMOÇÕES

Ingressos para shows, viagens para conhecer uma banda/cantor e até brindes simples sempre funcionam para gerar interação e envolvimento do público.

Produtos de parceiros também podem entrar nessa estratégia.

Peça para que as pessoas curtam sua página no Facebook ou participem através de outras redes sociais para divulgar ainda mais o seu nome.


Fonte:  Teletronix

Essa e outras dicas você encontra aqui no site BemRadios.

Precisando de gravações? Conheça nosso time de locutores, prontos para atender você!


#locutor #rádioweb #rádio #locução #rádioambiente #voz #música #marketingderádio


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.