Ninguém nasce comunicador. Um comunicador é construído ao longo do tempo. Claro que algumas pessoas têm mais facilidade do que outras.
Falar é uma arte. Se compararmos com a pintura, se você tiver talento, ótimo, mas se for daqueles que não sabem nem segurar um pincel, com técnicas e treinamentos, você pode se transformar em um bom pintor. Da mesma forma, qualquer pessoa pode se tornar um eficiente orador, basta dedicar-se a isso. Você já percebeu como os jogadores de futebol, que não têm preparação alguma para serem bons comunicadores, cumprem bem sua missão em uma entrevista de rádio ou TV? É certo que a maioria, no início de sua carreira, é triste de se ouvir. Porém, já reparou que, depois de se aposentarem, alguns viram técnicos, palestrantes e até mesmo comentaristas esportivos? Isso prova que a prática leva à perfeição. De tanto darem entrevistas ao longo da vida, eles pegam o jeito.
Os jogadores de futebol não têm todos os requisitos para serem bons comunicadores. Alguns abandonam a escola para se dedicarem ao esporte, enquanto outros estudaram muito pouco ou em locais sem condições de aperfeiçoamento. Eles nunca tiveram tempo para preparar um discurso e vivem sob pressão do técnico, da torcida, da imprensa e até dos amigos. Mesmo assim, eles conseguem dar uma resposta com começo, meio e fim. A fala de um jogador pode não ser tão bonita quanto a de um locutor, mas é eficiente. Ou seja, a comunicação deles funciona.
Você tem todas as condições para se expressar bem. Acredite mais em seu potencial. Comece a praticar hoje mesmo. No entanto, não adianta treinar apenas em casa. Quando tiver uma oportunidade de falar em público, tome coragem e peça a palavra. Só assim despertará o grande comunicador que está dentro de você."
Fonte: Livro Falando Bem Perigo Não Tem - Waltson Weber
Deseja brilhar na locução de rádio? Contate-nos agora para saber sobre nossos cursos e mentorias! Transforme sua paixão em carreira. Entre em contato!