26 May
26May

O mercado contemporâneo é diversificado, e vários estilos de vozes são bem-vindas. O treinamento ajuda o locutor que está iniciando sua carreira a encontrar o melhor tom para sua voz, entender seu potencial e, principalmente, encontrar nichos de mercado em que possa atuar. Por isso, separamos textos para auxiliar o locutor, iniciante ou experiente, a treinar sua locução e aumentar a sua performance como profissional.

Dicas para aquecer a voz e treinar a locução de rádio

Antes de iniciar cada sessão de treinamento, não se esqueça de aquecer a sua voz. Ela é o seu instrumento de trabalho, e aprender a cuidar da voz é um dos passos imprescindíveis da jornada de todo locutor A intenção do aquecimento vocal é aumentar a circulação sanguínea dos órgãos e músculos utilizados durante a utilização da sua voz. Este processo te ajudará a ter uma melhor articulação dos sons emitidos, e, é claro, ajuda a prevenir danos que podem aparecer ao longo do tempo.

Como aquecer a voz

Um dos recursos mais utilizados para aquecimento de voz é colocar a língua no céu da boca e fazer o som vibrando do “trrr”. Além disso, fazer o som “brrr” com os lábios também é outra técnica bastante utilizada. 

Como melhorar a dicção

A dicção é extremamente importante para que você possa ser perfeitamente compreendido quando estiver realizando uma locução de rádio. Somente treinando a dicção você conseguirá realizar transmissões claras e sem erros. A dica é realizar exercícios de relaxamento de voz. Uma boa técnica consiste em colocar os dedos sobre o nariz, sem apertar ou obstruir a sua respiração, e fazer o som do “hmmm”, como um zumbido de uma abelha. Faça este processo por 1 minuto, com pausas de 30 segundos, e repita tudo 3 vezes.

Respiração

A respiração também merece atenção redobrada durante a locução de rádio. Saber controlar o momento certo de respirar ajuda tanto na qualidade da voz quanto no ritmo da sua locução. Um dos erros mais comuns do locutor que está iniciando é não calcular direito o tempo da respiração, o que resulta em sinais de cansaço durante a locução. Um exercício simples que pode auxiliar bastante nesse aspecto é deitar-se em qualquer superfície com um livro sobre a barriga. Em seguida, comece a inspirar ar pelo nariz e expirar pela boca de forma calma. O objetivo é não movimentar muito o livro. 

Textos para treinar locução de rádio

Agora você já conhece técnicas de aquecimento vocal e de respiração. O próximo passo é, finalmente, treinar a sua locução com textos feitos especialmente para este fim.É interessante treinar com frequência, mas sem forçar demais a sua voz. Tente treinar todo dia, pelo menos alguns minutinhos. Uma boa prática é gravar a sua locução, para que você possa escutar você mesmo e identificar potenciais melhorias.Vamos aos textos:

Voz normal e linear – O técnico da empresa de telefonia Humberto está iniciando os seus trabalhos no Brooklin ou Barra Funda às cinco e meia e acaba o serviço às seis e meia. 

Voz suave – Use diariamente o creme corporal Natura para manter uma pele limpa e suave.

Voz dramática – Uma mulher que se machucou enquanto passava pela porta giratória do Banco entrou correndo pela agência, assustando a todos que estavam no local.

Voz Impaciente – Você está em meu lugar na fila. Eu estava nessa posição esperando a minha vez e você furou propositalmente. Por favor, deixe-me passar agora.

Voz Animada – Eu estou perto de dar o próximo passo na realização do meu sonho. Semana que vem vou assinar o contrato para comprar a minha casa própria. Todo o trabalho até hoje valeu muito a pena.

Treinar locução de notícias

Treinar a locução de notícias é outro aspecto importante, já que cada editoria tem uma maneira adequada de interpretação. A locução de notícias, para rádios jornalistas, merece treinamento especial. Cada editoria possui uma maneira adequada de interpretação, e o seu treino deve levar isto em consideração.

Confira algumas dicas para treinar sua locução de notícias

  • Locução de notícias policiais: deve permanecer o tom sóbrio e descritivo;
  • Locução de notícias esportivas: sempre de forma comentada e com um tom explicativo;
  • Locução de notícias econômicas: sóbria e deve priorizar a forma explicativa;
  • Locução de notícias de celebridades: a linguagem deve ser descontraída.

Trava-línguas para treinar locução de rádio

Trava-línguas também são úteis para treinar a locução de rádio, já que são capazes de exercitar a fala e ampliar a sua projeção de palavras complexas ou difíceis.

  1. Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
  2. O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.
  3. Disseram que na minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. Seis paralelogramos tem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos tem uma paralelepipedovia. Uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos. Então uma paralelepipedovia é uma paralelogramolândia? 

Por que é importante treinar a locução de rádio?

Como pudemos perceber, a locução de rádio é muito mais do que ler uma simples lauda. É preciso entonação, interpretação e emoção nas falas, e cada momento exigirá a aplicação de técnicas diferentes. O treino com disciplina te deixará mais preparado às exigências e oportunidades do mercado, e aprender que tipo de locutor você é te deixará mais preparado. Por fim, o treinamento te ajudará a criar um repertório próprio e melhorar ainda mais as suas expressões. Comece agora a realizar suas locuções e ouvi-las para buscar sempre evoluir!

A web rádio como ferramenta para treino de locução de rádio

Uma ótima opção é aproveitar o tempo dedicado ao treino para criar projetos autorais e publicá-los na internet, de modo que outros colegas locutores e, é claro, possíveis clientes possam escutar o seu trabalho em primeira mão. A melhor maneira de fazer isto é criar uma web rádio! Com uma web rádio você poderá exercitar seu trabalho como locutor através de programas ao vivo, interagindo com sua audiência e aprendendo na prática as melhores técnicas, entonações e interpretações. Você também pode gravar spots, jingles, exemplos de comerciais ou até mesmo programas completos e programar a reprodução através do Auto DJ. Com isto, sua ferramenta de treino se transformará em um portfólio digital, que poderá ser divulgado aos seus clientes. Além de ser uma ferramenta aliada do locutor para o treino de sua técnica vocal, a web rádio ainda servirá como experiência prática para que o locutor aprenda o dia-a-dia do gerenciamento de uma emissora de rádio. Como se portar com os ouvintes, quais são os temas que geram resultado, e muito mais.


Fonte: BR Logic

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.