Se você está pensando em criar uma estação FM, continue com a gente e saiba que esta não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Vamos lá?

Saiba licenciar a sua rádio

O primeiro passo é definir qual será o tipo de rádio escolhido por você, afinal, cada categoria vai precisar de exigências diferentes para serem regularizadas. Alguns dos tipos existentes são as estações comunitárias, comerciais ou voltadas para a educação. Para legalizar a sua rádio, você precisará de licenças expedidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que também incluem o pagamento de taxas pela liberação do uso de radiofrequências. É isso o que permite a transmissão da sua programação. Para conseguir essa licença, você precisará preencher alguns formulários, além de emitir um relatório de conformidade. A licença para utilizar radiofrequência é válida por 10 anos, e necessita de uma renovação após esse período. Você também precisará de uma licença para a utilização dos equipamentos na sua rádio e, para consegui-la, é necessário cadastrar suas estações junto à Anatel (passo anterior), fazer uma análise de cada uma e realizar o pagamento da Taxa de Fiscalização por Instalação. Você precisará emitir uma série de documentos para conseguir a sua licenciatura. Por isso, é aconselhável que um profissional da área ou uma assessoria especializada lhe auxilie no processo. Tenha em mente que ele pode ser longo. Infelizmente, emissoras que decidem trabalhar enquanto aguardam o alvará podem ser penalizadas judicialmente por serem consideradas “estações piratas” e estarem interferindo na radiofrequência de outras estações. Tenha bastante cuidado e paciência para que isso não aconteça. Por conta da movimentação do ambiente, não é possível instalar a estação em sua própria casa. Assim, é fundamental alugar ou construir um espaço especifico para o funcionamento da rádio. Para ter acesso a informações ainda mais completas, não deixe de conferir o site da Anatel e do Ministério das Comunicações

Descubra quais são os equipamentos para rádio FM

Antes ou durante o processo de regularização da sua estação, você precisará de alguns equipamentos para conseguir fazer a transmissão das suas músicas e programas com qualidade e estabilidade para o seu público. De modo geral, você vai precisar de:

  • microfone;
  • mesa de som;
  • transmissor FM;
  • computador;
  • fones de ouvido;
  • sistema de isolamento acústico.

Conheça adiante mais detalhes sobre cada um desses equipamentos.

Microfone

Adquirir um microfone de qualidade é essencial para que a qualidade da voz do locutor esteja em um nível aceitável, além de eliminar ruídos externos — caso o estúdio ainda não tenha um sistema de isolamento acústico eficiente, por exemplo.

Mesa de som

A mesa de som é outro equipamento fundamental para que uma rádio funcione. Com ele, você poderá controlar diversos canais de áudio de forma independente, o que permite fazer ajustes ou edições sem comprometer outros áudios ou vozes. Alguns modelos desse tipo de mesa possuem amplificadores e equalizadores, permitindo que você ou o técnico de som da sua emissora consigam fazer ajustes de forma independente e rápida, seja na voz do locutor ou em alguma música ou instrumento musical separadamente. Existem vários modelos e valores para esse tipo de equipamento, então é importante escolher um que se encaixe em seu orçamento — e em suas expectativas.

Transmissor FM

Você sabe o que é um transmissor FM? Ele é um aparelho que capta o sinal de áudio e o transforma em um sinal de Frequência Modulada, o que faz o sinal da sua rádio ser transmitida pelo ar e ser reconhecida por um receptor FM. São os famosos “aparelhos de rádio”. É muito importante que o seu transmissor tenha uma procedência confiável e conhecida, para que não ocorram problemas na transmissão ou questões que interfiram nas frequências de outras estações. Outro fator que deve ser levado em consideração ao escolher o seu transmissor é o seu alcance: opte por aquela que melhor se adapta ao tipo e necessidade da sua rádio.

Computador

Você também precisará de um computador atualizado e com uma ótima taxa de processamento para fazer as edições das entrevistas e programas gravados, criar e organizar a grade de programação da emissora, enumerar músicas etc. Além de evitar várias montanhas de papéis, você conseguirá agilizar o andamento da rádio e  transmitir a sua programação via internet — seja por uma web rádio ou pelas redes sociais, como Facebook e Instagram. Muito prático, não é mesmo?

Fones de ouvido

Também é importante ter fones de ouvido de qualidade, para que os editores consigam uma maior precisão para manusear as faixas de áudio, bem como para o próprio locutor conseguir ouvir a sua voz e, também, verificar como o resultado final está ficando no ao vivo.

Sistema de isolamento acústico

Caso sobre algum dinheirinho, invista em um isolamento acústico — principalmente no estúdio em que será transmitida ao vivo a sua programação. Isso evita que ruídos externos interfiram na qualidade da voz do locutor ou dos entrevistados, além de diminuir as chances de os vizinhos reclamarem do barulho. O isolamento acústico nada mais é do que a capacidade de fazer com que seja bloqueado o som de um ou mais ambientes, impedindo assim que ele se propague para lugares indesejados. Ele pode ser feito ainda na etapa de construção do estúdio, com a inserção de placas ou espumas dentro da parede, mas também é possível fazer essa alteração manualmente — por meio de espumas que são colocadas dentro do local de gravação —, o que é mais comum. Outros equipamentos essenciais são mesas e cadeiras, para que todos possam trabalhar da forma mais confortável possível, já que ficarão sentados na maior parte do expediente. Assim, sabendo tudo sobre os equipamentos para rádio FM, você já poderá começar a planejar a sua programação, separando uma certa quantia para as taxas e equipamentos, além de conhecer um pouco sobre cada equipamento e suas funções. Não se esqueça de consultar com especialistas ou órgãos responsáveis pela legalização. São eles quem o orientarão em relação aos procedimentos e licenças exclusivas para o nicho da sua rádio. Ter sua própria web rádio significa que você terá o controle total de sua rádio. No entanto, esse controle traz diversas responsabilidades. Fazer transmissões ao vivo, criar listas de músicas para transmissões ao vivo ou Auto DJ, manter conteúdo atualizado, formar uma audiência, entre várias outras responsabilidades. Algumas dessas responsabilidades são difíceis, portanto, separamos uma lista com 14 dicas incríveis para a sua rádio online. 

CONFIRA!

13. Faça transmissões ao vivo

Se você faz transmissões ao vivo em rádio online, é absolutamente necessário estar atento ao tipo de locutor de rádio que você é. Existem diversos tipos de locutores e locuções e você precisa definir e entender qual é o público que você quer cativar. Segundo o IBOPE 86% da população brasileira ouvem rádio dos mais variados tipos. O consumo da rádio pela internet tem aumentado cada vez mais, que é uma ótima oportunidade para você conseguir conquistar seu público com as suas transmissões. Essa pode não ser uma tarefa fácil para os mais inexperientes então separamos 10 erros comuns ao transmitir ao vivo na rádio (E como evitá-los).

12. Tenha cuidado com a qualidade do áudio

A qualidade da música que você toca em suas transmissões é de extrema importância para quem está ouvindo a sua rádio. Certifique que seus arquivos de áudios não contem falhas, ruídos estranhos e o volume das faixas. Quanto às transmissões de rádio ao vivo, verifique se você está suficientemente próximo do microfone, se fala de forma clara e em voz alta o suficiente para que seus ouvintes entendam bem.

11. Escolha o gênero musical

Quanto mais específica for a sua web rádio, mais fácil será na hora de identificar o seu público. Além disso, apelar para um gênero musical o ajudará a desenvolver ouvintes fiéis. Obviamente, há uma linha tênue com o quão específico você pode ser para não afastar os ouvintes que possam ter algum interesse em sua web rádio. Escolher um gênero musical para a sua rádio não quer dizer que toda a sua programação, necessariamente toque apenas um estilo de música, mas sim, tocar músicas que sejam compatíveis com o gênero que você escolheu. Existem comunidades em torno de todos os gêneros de música; portanto, tente descobrir tudo sobre a comunidade em torno desse conteúdo.

10. Mantenha sua marca consistente

A marca da sua web rádio precisa ser poderosa e consistente para realmente alcançar e ressoar com as pessoas. Sem consistência, sua web rádio se torna facilmente esquecível. Se comunicar com os ouvintes através das redes sociais vai estreitar o seu vínculo com eles e isso é ótimo. Manter um relacionamento próximo aos seus ouvintes é a melhor forma de se manter consistente, assim, quando você iniciar uma transmissão ao vivo, além das músicas, você pode fazer dedicatórias, mandar recados e comunicados mais direcionados aos seus ouvintes.

9. Conheça seus ouvintes

Como dito no tópico acima, a sua relação com os ouvintes é primordial para o sucesso da sua web rádio. Aproveite o tempo para pesquisar seu público e realmente entendê-lo. Mesmo se você não tiver muitos ouvintes, use o que você sabe sobre o público em torno do conteúdo reproduzido para entender quem provavelmente ouvirá sua emissora. Informações demográficas, interesses, estilos de vida, preferências etc. são coisas importantes que você deve saber sobre seus ouvintes. Quanto melhor você os conhecer, melhor será capaz de atraí-los. Realize pesquisas, adicione um chat em seu site, faça enquetes e deixe um espaço para sugestão. Todos esses recursos você já tem disponível em seu site administrável. Aproveite também para adicionar seus canais de comunicação como: Facebook, Instagram, Whatsapp, etc.

8. Construa Relacionamentos

Além de conhecer seus ouvintes, você deseja criar relacionamentos com eles e com outros locutores. Construir relacionamentos com as pessoas significa que você está divulgando a sua web rádio e se envolvendo com outras pessoas. Interaja com seus ouvintes que estão conversando no chat no site da sua rádio, por e-mail e redes sociais. Saber como utilizar as redes sociais nos tempos de hoje é muito importante e sua web rádio precisa estar presente em todas elas. Criando essa relação mais próxima com eles, te permitirá convidá-los para uma participação especial em sua rádio. Dessa forma eles se sentirão parte da web rádio cativando não só esse, mas todos os outros que ouvirem ou participarem.

7. Crie um site

Os sites são incrivelmente importantes porque você tem um local onde seus ouvintes acessam para ouvir a sua web rádio, ter informações das programações e locutores e interação com a rádio. Personalizar o site da sua web rádio é muito importante, pois os ouvintes não se sentem atraídos somente pelas músicas e transmissões da web rádio. Como mencionado anteriormente a relação com o seu ouvinte é fundamental, logo, um site apresentável é a peça chave para cativar ainda mais seus ouvintes.

6. Use as redes sociais

Utilizar as redes sociais pode parecer simples. É só criar um perfil em cada plataformas e postar algumas coisas lá ocasionalmente, certo? Errado! Para divulgar a sua web rádio e envolver os ouvintes atuais, você deve dedicar um tempo significativo às redes sociais. Cada rede social tem a sua particularidade e seus ouvintes se comportam de maneira diferente em cada uma delas, pode parecer um pouco complicado no inicio, temos um artigo que traz várias dicas de como escolher em qual rede social inserir a sua web rádio.

5. Tenha visibilidade

Verifique se o título e a descrição do site da sua web rádio incluem palavras-chave que as pessoas podem pesquisar online. Além disso, inclua palavras-chave no corpo do site da rádio. Deixe sempre bem exposto o nome da sua rádio e suas redes sociais. Nos seus perfis nas redes sociais, inclua links para o site da sua rádio para facilitar o direcionamento das pessoas até sua web rádio.

4. Personalize sua comunicação

Personalize sua comunicação com seus ouvintes. Se você cria uma lista de e-mails e envia e-mails aos seus ouvintes, não deixe de ser caloroso e convidativo. Faça o mesmo quando for responder os ouvintes nas redes sociais. Você pode até usar as redes sociais compartilhar informações sobre sua web rádio para os ouvintes falando sobre o conteúdo que você reproduz. Nesse caso, verifique se você está adicionando um toque pessoal e não parece estar enviando spam ou e-mails/mensagens em massa. Quanto mais as pessoas sentem que você é genuíno e confiável, maior a probabilidade de elas se tornarem ouvintes leais.

3. Verifique os acessos

Dê uma olhada nas suas estatísticas e fique de olho nas tendências. O número de ouvintes que você recebe em determinados horários deve indicar como você ajusta sua programação. Se possível aproveitar esses horários de maior acesso para iniciar uma transmissão ao vivo para ter um contato mais próximo com esses ouvintes.

Fonte: Kantar IBOPE Media 2018

2. Mantenha programação atualizada

Essa pode parecer óbvia, mas ninguém quer ouvir exatamente o mesmo grupo de músicas toda vez que conectar a sua rádio. Crie frequentemente listas de reprodução com novas músicas. Além disso, ouça suas listas de reprodução o tempo todo. Você é o melhor juiz para saber se suas listas de reprodução são atraentes. Se você estiver utilizando o Auto DJ, lembre-se de trocar algumas músicas de vez em quando. Manter a sua lista de música atualizada é fundamental!

1. Divirta-se!

 Se você é apaixonado por um determinado gênero de música e/ou transmissão ao vivo de rádio e o incorpora à sua transmissão, essa paixão se traduz em mais ouvintes. Se você faz as suas transmissões rádio com amor, seus ouvintes vão amar ouvi-la. Se você está apenas começando sua web rádio ou está transmitindo por algum tempo, essas dicas podem ajudá-lo a criar a melhor web rádio possível. Sejam essas dicas novas informações ou apenas lembretes, buscar novos conhecimentos é crucial para o crescimento da sua rádio, assim como essas, você encontra outras dicas em nosso blog. esperamos que sejam úteis na sua jornada de transmissão!  

Fonte: Blog Maxcast


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