20 Maneiras de promover sua web rádio


06 Aug
06Aug


Neste post, você vai entender por que pode ser uma boa ideia começar a ganhar dinheiro com a sua web rádio por meio de anúncios. Descobrirá, também, quais as melhores formas de se fazer isso.

Saiba que é impossível criar uma rádio sem gastar um centavo. Você precisará de microfone, mixer, computador, programas para tratamento de áudio, serviços de streaming etc.

Também há os custos com internet e manutenção dos equipamentos citados anteriormente. Conforme seu projeto cresce, é necessário investir em itens melhores para manter a qualidade de sua rádio web, além de financiar brindes ou produtos para sorteios.

Manter uma rádio pode tomar certo tempo, principalmente se você for o único a administrar todo o projeto e, ainda, apresentar os programas. Por isso, transformá-la em uma forma de renda pode não só garantir um dinheiro extra no final do mês, mas também se tornar um emprego fixo em longo prazo.

Existem vários modos de rentabilizar sua web rádio, mas a que vamos abordar neste post é a veiculação de publicidade em sua rádio e/ou Blog. Continue a leitura e confira!


Veja se vale a pena investir em anúncios

Está na dúvida se vale a pena investir em propagandas para sua rádio? Saiba que os investimentos com essa estratégia são bem baixos, ou até mesmo nulos, se comparados ao valor que pode ser ganho.

Além disso, você poderá monitorar o andamento dos anúncios em tempo real, o que permite um maior controle e a identificação do que está dando certo (ou não).

Procure por parcerias

Existem duas formas principais de se disponibilizar anúncios. A primeira delas é por meio de blocos de propagandas que aparecem em seu site ou aplicativo, pelos quais você ganhará uma pequena quantia caso o usuário clique ou compre determinado produto.

A segunda se dá por propagandas veiculadas durante a programação da web rádio, seja em intervalos ou durante algum programa.

Consiga parcerias para a sua rádio

Um dos caminhos mais simples é o uso o Google Adsense, uma ferramenta que disponibiliza blocos de propagandas em seu site. No site do Adsense, você pode ver quanto está faturando e o valor de cada clique em suas propagandas.

A inscrição em sites de afiliados é uma alternativa parecida. Neles, várias empresas ou pessoas comuns disponibilizam banners de seus produtos ou serviços para serem veiculados e, em troca, você receberá uma porcentagem de cada venda realizada pelo anúncio.

Uma terceira forma de conseguir parceiros é entrando em contato com empresas. Faça a abordagem de forma profissional e não se esqueça de preparar uma espécie de “currículo” da sua rádio web. Mostre informações como:

  • Sua história e a de seu projeto;
  • Dados de visualizações e de seguidores nas redes sociais;
  • Uma breve descrição sobre os assuntos que a sua web rádio aborda.



É preciso mostrar para a empresa que formar uma parceria com você será um negócio benéfico para ambos os lados. Nenhuma companhia gostaria de ser vinculada a uma rádio desconhecida por ela, que não traga resultados como cliques e vendas, não é mesmo?



Escolha o anúncio certo

Depois de entender os caminhos possíveis para se fazer uma parceria, você precisará decidir quais tipos de propaganda serão veiculados e sobre o que elas tratam. Esse aspecto influencia bastante nos ganhos de sua web rádio.

Para as propagandas vinculadas pelo próprio Adsense, você não se preocupará com o conteúdo. Isso porque o algoritmo do site só veiculará anúncios de produtos que tiverem a ver com o tema de sua rádio web.

Porém, fora da plataforma, você precisará vencer a tentação de aceitar qualquer tipo de parceria. Não pense apenas em seus ganhos, mas sim nas necessidades de seu público.

Antes de fechar uma parceria, coloque-se no lugar de sua persona e faça perguntas como: “será que esse produto ou serviço é útil para mim?”, ou “esse item tem qualidade e seu vendedor é confiável?”.

A depender das respostas a esses questionamentos, você poderá (ou não) continuar a negociar a veiculação de publicidade daquele patrocinador em sua rádio.

Veicular um produto que não interessa à sua audiência ou de uma loja de caráter duvidoso, além de fazer com que você não consiga rentabilizar sua rádio web, leva ao risco de se perder ouvintes e a boa reputação de seu projeto.

Portanto, tome cuidado com a quantidade de anúncios veiculados em sua rádio. Disponibilizar muitos blocos de propaganda pode poluir o ambiente e causar demoras no carregamento das páginas e do player, além de estragar a experiência do ouvinte.

Calcule o preço do anúncio

Você finalmente encontrou uma empresa com os mesmos interesses de seu público, bastante confiável, e ela se interessou por seu conteúdo. Mas como saber quanto se deve cobrar pelas propagandas?

Para encontrar esse valor, é necessário colocar na balança algumas características sobre o seu blog. Quantos mais parecidos forem os nichos e o público-alvo de sua rádio e da empresa, mais altos poderão ser os valores, pois a chances de conversão em vendas serão maiores.

Para uma companhia, não é interessante fazer parcerias com uma web rádio que tenha 5 mil visualizações por dia, mas cujo público não interaja com o conteúdo. Por isso, procure sempre manter a proximidade com seus ouvintes e os estimule a comentar, curtir e compartilhar suas mídias sociais.

Você também pode perguntar a outros radialistas mais experientes quanto eles costumam cobrar por seus anúncios ou quanto cobravam no começo de suas rádios web. Assim, é possível ter uma base e até conhecer melhor sobre sua rádio.

O lugar no qual a propaganda será exposta também altera o valor, assim como o tamanho. Lugares com maior visibilidade e propagandas maiores devem ter preços um pouco mais altos do que os demais. O mesmo vale para propagandas que serão transmitidas durante a programação da rádio.

Sabendo quais as melhores formas de vender os anúncios da web rádio para empresas de seu nicho, você conseguirá dedicar mais tempo e dinheiro ao negócio, além de levar mais conteúdo de qualidade a seus ouvintes.

Fonte: Maxcast

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