Você se lembra do velho ditado “se você o construir, eles virão” (frase do filme “Campo dos Sonhos”  de 1989)? Infelizmente, isso nem sempre é verdade, pois inevitavelmente haverá muita concorrência e várias outras web rádios no mesmo estilo e seguimento que você. É por isso que mostraremos 20 maneiras de promover sua web rádio para se destacar e aumentar seus ouvintes.

1. Cadastre sua rádio nos diretórios de web rádio

Os agregadores de web rádio são um ótimo lugar para listar sua web rádio, pois eles têm milhares de ouvintes procurando músicas e conteúdo novos. Todo cliente Maxcast já é automaticamente cadastrado no radioflix, mas, existem outros diretórios para cadastro de web rádios.

2. Filtre seu público alvo

Se você tem costume de assistir TV, com certeza acabou vendo uma propaganda que não tinha nada a ver com você. As propagandas muitas vezes usam esta estratégia de alcançar um grande número de pessoas para atingir algumas delas o que para sua web rádio não será muito eficiente. Imagine tocar músicas sertanejo em uma web rádio de rock, isso apenas afastaria os ouvintes que curtem rock. Não perca tempo e recursos com pessoas que não “sintonizam” na sua web rádio com frequência. Em vez disso, concentre sua atenção no seu público-alvo, reproduzindo músicas que eles gostam e falando de assuntos nos quais eles estão interessados.

3. Otimize sua estação com SEO

Pesquisa online é tudo. O ideal é que sua web rádio tenha um site próprio. Você pode construir um facilmente com o site administrável da Maxcast. Chegue ao topo dos resultados de pesquisa no Google criando páginas e melhorando-as com a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Mais pessoas poderão encontrar seu site e se tornarem audiência cativa.Se você não sabe muito sobre SEO recomendo dar uma lida no Blog do Eduardo Larbac onde você encontrará mais dicas a respeito e vai entender melhor sobre “Search Engine Optimization” (em tradução livre para português – otimização para mecanismos de busca).

4. Crie uma página nas redes sociais

O Facebook, Twitter e Instagram têm milhões de pessoas usando diariamente, e por isso é essencial se estabelecer nessas plataformas. Crie uma página no Facebook, conta no Twitter e perfil no Instagram e em outros sites de mídia social para que sua web rádio publique atualizações, eventos e notícias sobre seus programas. É muito importante manter seus ouvintes engajados.

5. Promoção cruzada com outras estações

A promoção cruzada é o método de marketing para exibir o produto de outra pessoa e vice-versa. Nesse caso, promova o programa de outra web rádio e eles farão o mesmo por você.

Não termina aí. Você pode trabalhar em conjunto com uma ou mais web rádios para se promover, por exemplo, enviando boletins conjuntos, executando competições e colocando links para produtos de parceiros.

6. Escreva posts no blog

Seja encontrado on-line e crie presença nos blogs. Escreva sobre tópicos que você sabe que seus ouvintes procurarão e vincule-os à sua web rádio, por exemplo, aquele cantor ou banda que seus ouvintes amam lançou um novo álbum? Escreva sobre ele e liste as melhores músicas, incluindo as que você toca regularmente em sua web rádio. Crie um blog no seu próprio site com ferramentas como por exemplo o módulo de notícias que já vem grátis no site administrável.

7. Crie listas de email marketing

Quem você conhece? Quantas pessoas você conhece? Isso define seu potencial de crescimento. As listas de marketing são a base e a ferramenta para se comunicar em massa com seus ouvintes. Serviços como MailChimp GetResponse te dão uma mão para cumprir esta tarefa.Para conversar com seus ouvintes, primeiro você precisa dos detalhes, como nomes e e-mails. Faça isso usando formulários em seu site que ajudam a criar suas listas. Antes que você perceba, você terá milhares de pessoas para entrar em contato.

8. Publique nos fóruns

Os fóruns de discussão estão cheios de pessoas, por isso são o local ideal para promover sutilmente sua web rádio. Encontre lugares adequados à sua marca e que estejam conversando sobre os mesmos assuntos que você. Por exemplo, há grupos no Facebook nos quais você pode participar, basta pesquisar por tópicos relacionados à sua web rádio (como grupos só de locutores, grupos sobre voz, como falar bem em público e sobre ritmos musicais) e participar da discussão. É uma ótima alternativa para conhecer outros radialistas e saber como eles promovem seus programas e que táticas usam. Não se esqueça de primeiramente ler as regras da comunidade antes de postar algo. Alguns grupos têm regras sobre o que pode ou não postar, então fique atento para não ter problemas.

9. Coloque cartazes e dê panfletos

Cartazes e folhetos são uma boa maneira para te promover localmente e que exigem um pouco de trabalho nas pernas. Coloque cartazes em volta da sua cidade ou locais que você achar mais atraentes, por exemplo, experimente bares, clubes e cafeterias sempre que puder. Faça o mesmo com os panfletos, deixando-os em locais que tem mais “tração” (maior capacidade de atrair pessoas), como por exemplo, se sua web rádio é evangélica, deixe seus panfletos igrejas e instituições de caridade.

10. Use anúncios pagos

Quando bem feitos, os anúncios pagos são uma ótima maneira de aumentar os ouvintes e reforçar sua marca. Você pode usar todos os tipos de anúncios:

  • Mecanismos de pesquisa: o Adwords em locais como Google, Bing e Yahoo é pago por clique com base nos termos de pesquisa que você procura, por exemplo, se você tem uma web rádio sertaneja e focasse seus anúncios na palavra “caipira”, ele listaria o site da sua estação no topo dos resultados .
  • Anúncios em banner:coloque um banner para sua estação em sites relacionados ao seu, que falem sobre os mesmos assuntos e ritmos musicais.
  • Anúncios por email: Use a criatividade! Faça seus textos, seu marketing e uma arte atrativa com link para o seu site.
  • Anúncios em vídeo e áudio: Já viu aquelas propagandas que aparecem no meio dos vídeos do YouTube? Você também pode fazer a sua. E no Spotify por exemplo você pode fazer propaganda em áudio. Ambas sempre segmentando por pessoas que possam estar interessadas em seus programas.

11. Crie links para seu site

link building é uma forma de estabelecer conexões confiáveis com outros sites para aumentar o ranking nos mecanismos de pesquisa. Como isso funciona? Explicando de forma muito simples, outros sites tem dentro deles links que apontam para sua página/web rádio. Os mecanismos de busca, como o Google por exemplo, entendem que quanto mais links apontando para você, mais você é relevante. Tente encontrar sites relacionados ao seu estilo e conteúdo para colocar seus links de forma paga ou uma simples “troca de links” (você coloca o link dele na sua página e ele coloca seu link na dele em troca).

12. Aumente sua presença online

Quando você pesquisa on-line por uma empresa ou produto e não obtém muito retorno, é muito decepcionante. Da mesma forma, quando as pessoas pesquisam pela sua marca e não encontram, elas pensam: “Por que não existem muitos resultados? Será que tem algo errado? ”. Não ter presença on-line é ruim, pois dificulta você ser encontrado pelo seu público.Aumente sua presença criando perfis de mídia social no Facebook, Twitter e Instagram, possua um site com informações sobre sua emissora e tente falar sobre seus programas para criar alguma atração. Quanto mais informações você tiver on-line, melhor será para os ouvintes encontrarem você com facilidade.

13. Promoções com prêmios gratuitos

Todo mundo adora uma oferta gratuita, então se promova organizando competições com a chance dos ouvintes ganharem alguma coisa. Os prêmios podem ser algo como brindes com a sua marca (camisetas, xícaras, bonés), vales-presente ou um fim de semana gratuito em um hotel. A ideia é atrair o maior número possível de pessoas com a sua promoção e mantê-la em funcionamento por um longo período para que os ouvintes fiquem atentos ou voltem querendo mais.

14. Oferecer descontos em mercadorias

Você vende produtos com a sua marca ou dos seus parceiros e anunciantes? Nesse caso, ofereça promoções por tempo limitado exclusivamente aos seus ouvintes, fornecendo códigos de desconto (que podem ser enviado pelo e-mail ou Whatsapp) nos seus programas. Se você ainda não possui produtos próprios, pode estar na hora de investir como estratégia de reforçar sua marca e atrair mais pessoas.

15. Convidados interessantes

Conhece alguém que gostaria de se participar em um dos seus programas? Convide-os para uma conversa! De preferência, pessoas com muitos seguidores para aumentar seu público. Se o convidado se sair bem, convide-o para voltar ou tente criar um quadro fixo pra ele.

16. Cobertura de notícias locais

As notícias globais costumam capturar toda a audiência, então escolher “o palco certo” é importante para ser ouvido. Um peixinho não consegue criar ondas em um lago grande, a menos que esteja pagando. Tente notícias locais para aumentar sua visibilidade. Comece entrando em contato com notícias em sua área que você possa cobrir. Crie um estilo único para incentivar os jornalistas a escreverem sobre você.

17. Desenvolva a comunicação do ouvinte

Em vez de apenas falar com o seu público, construa uma conexão bidirecional. Converse com os ouvintes em seus programas e ofereça a eles a chance de se participar. Os próprios ouvintes promoverão seus programas para você compartilhando nas redes sociais, o que cria a fama da sua marca.

18. Grave seus programas

Há momentos em que você não está presente para apresentar, então automatize para quando não estiver disponível. Grave seus programas e faça o upload deles, algo incrivelmente fácil com o recurso auto DJ ou outro similar que você tiver disponível.

19. Produzir quadros de Qualidade

Encontrar o equilíbrio certo entre quantidade e qualidade pode ser complicado, mas a qualidade sempre supera a quantidade e mantém os ouvintes querendo mais. Concentre-se em criar quadros repletos de músicas incríveis, conversas com convidados, chances de ganhar prêmios e amarrá-los em um pacote bem estruturado.

20. Ouvintes engajados

A maioria dos ouvintes é passiva, sintoniza sua emissora e escuta seus programas, mas só uma pequena parte compartilha on-line. Aumente a quantidade de pessoas compartilhando, fornecendo mensagens positivas e efetivas, como compartilhar seus programas, sobre seus convidados ou suas promoções. 

E se você deseja ter uma rádio web fale conosco que podemos lhe ajudar! Clica aqui e mande seu contato que retornaremos a você!


Fonte: Blog Maxcast

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